DICAS DO LEILOEIRO #3

ASSESSORIA PARA LEILÕES?

Para descrever a importância sobre este tema, analisei conteúdos de algumas assessorias especializadas em leilões. O conteúdo abaixo foi elaborado pela Assessoria Arremate Certo. Boa leitura!


"O investimento em leilões é uma das opções mais seguras de investimento atualmente, trazendo alta lucratividade, em grande parte dos casos, acima dos 30%. Principalmente diante da instabilidade da economia e o sobe e desce da Bolsa de Valores, muitos investidores estão migrando para o investimento em leilões de imóveis.


Ocorre que, apesar de ser uma modalidade das mais seguras de investimento, os leilões de imóveis podem conter algumas armadilhas escondidas, caso em que somente uma assessoria especializada, com experiência, principalmente na área jurídica, pode te ajudar a encontrar o “caminho das pedras”, trazendo segurança e reduzindo os riscos a praticamente zero.


Abaixo vamos elencar os maiores riscos de um leilão, que podem te trazer dor de cabeça por deixar todo o seu investimento preso por uma disputa judicial que pode se arrastar por anos:


1 – Falta de intimação de alguns dos envolvidos com o processo ou o imóvel


O leilão, nesse caso o judicial, depende de diversas coisas para se efetivar e ocorrer. Há todo um procedimento judicial com diversas regras que têm que ser obedecidas. A maior causa de anulação e cancelamentos de leilões é a falta de intimação.


Obrigatoriamente precisa haver a intimação de todas as partes que serão afetadas com a venda forçada de um bem através do leilão, principalmente as partes do processo, o proprietário do imóvel e seu cônjuge, dos credores do executado e qualquer terceiro interessado no resultado da venda sendo que essas pessoas estão elencadas no artigo 889 do Código de Processo Civil.


A falta da intimação de uma dessas pessoas descritas no artigo 889 do CPC poderá acarretar a anulação do leilão. Porém a decisão que determina essa anulação é recorrível e, havendo recursos, o seu dinheiro poderá ficar “preso” no processo por vários anos até que a questão seja resolvida.


Portanto somente com uma assessoria especializada esse risco deixa de existir, pois o especialista tem conhecimento técnico sobre o assunto e fará uma análise minuciosa do processo, o que muitas vezes o investidor, por falta de conhecimento ou, até mesmo, de tempo, não terá condições de fazer.


2 – Erros no edital


O edital é o documento em que as partes interessadas no processo serão intimadas, será descrito o bem a ser leiloado, as eventuais dívidas que o imóvel pode ter e se tais dívidas serão de responsabilidade ou não do arrematante, ou seja, o edital é a regra do leilão.


Há que se fazer uma análise do edital para a fim de constatar se está tudo correto, se todos os requisitos estão preenchidos, pois alguns erros no edital podem levar também à anulação da arrematação.


3 – Dívidas que podem sobrar para o arrematante


Ainda em decorrência de uma análise do edital do leilão, muitas vezes há dívidas do imóvel que podem ficar a cargo do arrematante após a arrematação. Os principais casos são as dívidas condominiais e as decorrentes de alienação fiduciária. No caso das dívidas de IPTU, por exemplo, já a consenso de que o arrematante não tem responsabilidade sobre elas. Nos demais casos, caso a dívida esteja descrita no edital a grande risco de que o arrematante fique responsável por ela, mas no caso de débitos de condomínio e os decorrentes de alienação fiduciária, caso descritos no edital, estes poderão ficar a cargo do arrematante. Ou seja, ao pensar que só se está comprando o bem por um determinado valor, o arrematante poderá ter surpresas desagradáveis, podendo ter que assumir dívidas consideráveis. Caso que poderá ser facilmente evitado com uma assessoria especializada.


4 – Erros no Termo/Auto de Penhora


O Termo ou Auto de Penhora é o documento expedido pelo juiz que formaliza que o bem do devedor executado servirá de garantia caso o débito que tem com o credor exequente não seja pago.


Ocorre que, em alguns casos, o bem penhorado pode não ser do devedor, sendo de terceiro totalmente estranho ao processo. Há casos em que se leva a leilão um bem pensando ser outro e isso pode dar muita dor de cabeça para o investidor que arrematar este bem.


Por conta disso é necessário fazer uma análise minuciosa no Termo de Penhora, no processo todo e na matrícula do imóvel, a fim de se verificar se realmente aquele imóvel pertence ao devedor.


Esses são somente alguns dos casos em que há mais incidência de erros que podem anular a arrematação ou te fazer gastar muito mais do que estava pensando, mas também há outros casos como a falta de intimação do devedor em mora, no caso de leilões extrajudiciais, e diversas outras armadilhas que podem estar escondidas aos olhos dos leigos, mas que para um especialista são facilmente detectados e evitados.


Então, caso queira obter ótimos lucros, de maneira segura, contrate uma assessoria especializada em leilões de imóveis. A Arremate Certo possui anos de experiência e um ótimo atendimento."


Espero que o conteúdo acima possa auxiliá-lo(a) a compreender mais sobre o mundo dos leilões.


Deseja comprar ou vender em nosso leilão? Fale conosco pelos canais (11) 96100-8910 (WhatsApp disponível) ou pelo e-mail contato@leilaonet.com.br.


DICAS DO LEILOEIRO #3 (Jan. 2021).


ASSESSORIA PARA LEILÕES?


Leonardo Vieira Amaral - Leiloeiro Oficial e Auxiliar do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Website dos leilões hospedado em: https://www.leilaonet.com.br/

O leilão é uma modalidade de venda pública regulamentado em nosso governo no ano de 1932. Todo bem comerciável que não tenha procedência duvidosa poderá ser vendido em leilão, bens móveis ou imóveis, recicláveis, embarcações e até aeronaves. Nos termos da regulamentação em vigor o leilão torna-se uma das modalidades de venda mais seguras para vendedores (comitentes) e compradores (arrematantes).

Referenciais:
Leilão de Imóveis - Leilão de Móveis - Leilão de Máquinas - Leilão de Veículos - Leilão de Materiais - Leilão de Informática - Leilão de Motores - Leilão de Sucatas - Leilão de Eletrodomésticos - Leilão Judicial - Leilão Online - Leilão de Motos - Leilão de Carros - Leilão de Carros SP - Leilão de Caminhões - Leilão de Utilitários Leves - Leilão de Utilitários Pesados - Leilão de Vans - Leilão de Motos SP - Leilão de Caminhões SP - Leilão de Ônibus - Leilão de Frota - Leilão de Recuperados de Financeira - Leilão de Materiais de Construção - Leilão de Móveis para Casa - Leilão de Informática - Leilão de Notebook - Leilão de Sucata - Leilão de Telefonia e Comunicação - Leilão de Tratores - Leilão de Ar condicionado - Leilão de Apartamento - Leilão de Apartamento SP - Leilão de Casa - Leilão de Casas SP - Leilão de Imóvel Comercial - Leilão de Terreno
Nosso EscritórioRua Dona Maria Paula ,122 5º Andar - Bela Vista São Paulo/SP - CEP: 01319-000 - E-mail: contato@leilaonet.com.br
Todos os direitos reservados Leilão Net & Vieira Leilões 2020.Proibido a reprodução total ou parcial do layout, seleção, organização e disposição do conteúdo audiovisual deste software nos termos da Lei n. º 9.609/98 e 9.610/98.
. : TFA : .